Reflexão, equilíbrio e… Literatura, em tempos de pandemia!

2 minutos para ler

Prezado professor,

O ciberespaço tem sido ocupado, em grande escala, com os impactos da pandemia da Covid-19. Máscaras e álcool em gel tornaram-se itens obrigatórios. Os portais de notícias se atropelam, cada qual à procura do melhor furo jornalístico. O rodízio de ministros, o superfaturamento de hospitais de campanha, a indústria das fake news e o número de óbitos diários concorrem entre si.

Desse modo, é preciso que nós, educadores, sejamos os primeiros a despertar os alunos acerca da importância dos fatos a que todos estamos testemunhando.

Entretanto, também é necessário levarmos aos alunos motivos para a reflexão acerca de contextos tão severos. É isso! Inflação, desastres ecológicos, guerras, pandemias e quaisquer convulsões sociais também são combustíveis para a Literatura. Exemplo disso são a poesia social de Drummond e a prosa de Graciliano Ramos – para não nos alongarmos tanto.

A Plataforma Redigir, apresenta, por meio de propostas de redação diferenciadoras, a oportunidade de os alunos despejarem na folha de papel todos os projetos que foram adiados por conta da Pandemia da Covid-19, e que, em breve, serão retomados. Estamos certos de que, nesse instante, é essencial que esse turbilhão seja transformado em poesia, em conto, em crônica…

Seguem, então, duas propostas de redação a respeito do momento atual. Fica como sugestão, a partir desses temas, a realização de um concurso literário, a confecção de um e-book ou mesmo a publicação das redações no no site do colégio.

Conheça as propostas destinadas ao Ensino Fundamental e ao Ensino Médio:

-Clique no link para conhecer a proposta de conto para o Ensino Fundamental.
-Clique no link para conhecer a proposta de crônica para o Ensino Médio.

Sempre à disposição por aqui! 😉
Equipe Plataforma Redigir

Posts relacionados

Deixe um comentário