MÁSCARA INFALÍVEL V BEM ELABORADA!

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Máscara Super Infalível V Bem Elaborada! Completa!

Infalível, mesmo?

Antes de apresentarmos a MÁSCARA INFALÍVEL V, é preciso considerar que é ingenuidade acreditar que o candidato, ao adotar uma máscara, tem diante de si um exercício primário de “COMPLETE A FRASE”. Isso não é verdade!

Para que a máscara seja, de fato, uma aliada ao candidato, é preciso que, antes de tudo, ele domine o assunto sobre o qual ele se propõe a dissertar, estabelecendo, inclusive, a conexão do tema com o repertório sociocultural, conforme exigência da Competência 2.

O candidato deve, o quanto antes, testar e aprovar uma máscara, a fim de que, em pouco tempo de treino, ele tenha intimidade com ela, e, só assim, ele saberá ajustá-la, segundo os temas potenciais ao Enem – há indicações de temas em outros posts.

Ajustar a máscara?

Como assim?

O uso correto dos conectivos (conjunções, pronomes, preposições) é responsável pela coesão textual, item avaliado na Competência 4. A máscara, como veremos adiante, sugere caminhos para a argumentação, entre os quais a possibilidade de lidar, desde o projeto textual (introdução), com argumentos conflitantes entre si. Nesse caso, ou seja, quando se planeja operar com situações contraditórias, a própria máscara traz uma conjunção adversativa para estabelecer a coesão textual.

Por exemplo: “… enquanto parte da sociedade acredita que ________, outra parte, entretanto, acredita que ____ .”

IMPORTANTE: uma única máscara pode ser empregada para operar tanto com argumentos paralelos/correlatos quanto com argumentos contrários/conflitantes entre si – o segredo está no ajuste das conjunções/locuções conjuntivas: as aditivas somam argumentos paralelos/correlatos; as adversativas anunciam o conflito/a oposição entre os argumentos.

Ajustando e exemplo anterior, temos: “… parte da sociedade não só acredita que _______, como também que ___________________ .”

***

Agora sim, depois dessas importantíssimas considerações, segue a MÁSCARA INFALÍVEL V – COMPLETÍSSIMA!

PROJETO / INTRODUÇÃO: REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL + APRESENTAÇÃO DO TEMA + CONEXÃO ENTRE TEMA E REPERTÓRIO e PRESENTIFICAÇÃO + 2 CAUSAS + TESE

A Revolução Industrial/ A Declaração dos Direitos Universais do Homem e do Cidadão/ A Guerra Fria/ A Revolta da Vacina etc. (repertório precisa ser legitimado e pertinente) vem à tona quando se fala em (tema) ______________. Isso porque, assim como no século ___, houve a ______, hoje, (conexão entre fato histórico e tema) ________________. Sem dúvida, o Brasil vem enfrentado esse problema por dois motivos: (síntese do arg. 1 – explorar no D1) _____________, além do (síntese do arg. 2 – explorar no D2) ________________. Desse modo, ações governamentais e sociais devem ser empreendidas em caráter de urgência, sob pena de retrocessos socioeconômicos (ou socioculturais, se for o caso) irreparáveis. (tese)

D1 – Nesse sentido, é preciso considerar que (paráfrase do arg.1) ___________. Isso tem ocorrido porque (expandir – justificativa, exemplificação, comentário, explicação etc.) ___________________________________. (Atenção: o repertório sociocultural antes apontado precisa tornar-se produtivo – retome-o e vincule-o ao texto, no D1 ou no D2.)

D2 – Não fosse o bastante, (paráfrase do arg. 2) ______________. Ora, (expandir – comentário, justificativa, exemplificação, explicação etc.) _________________________.

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: Diante do exposto, antes que o problema em torno do (TEMA) _________ se agrave, é preciso intervir. Logo, cabe ao (AGENTE) _______ fazer (AÇÃO) _________. Essa medida deve ser feita por meio de (MEIO) _________, e, para tanto, é necessário que (DETALHAMENTO) ____________, cujos efeitos serão (EFEITOS) não apenas o ________, como também a ________. Afinal, _________ (tom de fechamento – opcional).

E então?

O caminho para a Redação nota 1000 ficou mais fácil, né?

A Redigir fez outras máscaras! Confira nos posts: MÁSCARA INFALÍVEL I, II, III e IV.

Conheça também as dissertações-modelo da Redigir A+!

#rumoànotamil!

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