A avaliação escolar por meio de uma plataforma de correção on-line de redações

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PARTE 1

Este é o primeiro de uma série de quatro artigos cujo objetivo é abordar a temática da avaliação escolar, a partir da perspectiva dos recursos de uma plataforma on-line de correção de redações. Afinal, mais do que apenas uma ferramenta de correção de textos, a Plataforma Redigir permite que todas as etapas do processo de avaliação escolar sejam realizadas por ela.

Nos três próximos artigos, trataremos da avaliação formativa, da avaliação diagnóstica e da avaliação somativa, com exemplos práticos de uso dos recursos da Plataforma Redigir para a execução de cada uma delas. Neste primeiro momento, de modo a contextualizar o assunto, abordaremos os conceitos fundamentais que nos levarão às próximas etapas.

 

“A avaliação das aprendizagens pode ser entendida como todo e qualquer processo deliberado e sistemático de coleta de informação, mais ou menos participativo e interativo, mais ou menos negociado, mais ou menos contextualizado, acerca do que os alunos sabem e são capazes de fazer em uma diversidade de situações.”

Prof. Dr. Domingos Fernandes

AVALIAR

é o ato de se tomar consciência objetiva dos efeitos do processo educativo sobre o estudante. Considerando-se a educação como um processo, a avaliação é uma condição fundamental para que se possa intervir, reorientando rotas e validando práticas pedagógicas. Sendo assim, os resultados das avaliações interessam a todos os envolvidos, ou seja, a alunos, pais, professores e gestores escolares. Além disso, segundo o entendimento do prof. Dr. Domingos Fernandes, “a avaliação das aprendizagens pode ser entendida como todo e qualquer processo deliberado e sistemático de coleta de informação, mais ou menos participativo e interativo, mais ou menos negociado, mais ou menos contextualizado, acerca do que os alunos sabem e são capazes de fazer em uma diversidade de situações”.

A AVALIAÇÃO DEVE PREFERENCIALMENTE SER

integral, ou seja, deve considerar o estudante em suas diversas dimensões: funcional, pois voltada aos objetivos pré-estabelecidos; orientada, pois voltada à própria prática educacional; e sistemática, pois voltada ao processo de ensino-aprendizagem.

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O EXERCÍCIO AVALIATIVO PODE SERVIR ÀS SEGUINTES FUNÇÕES:

diagnóstica, que é aquela aplicada sempre no início do processo e que tem como objetivo compreender o ponto de partida do trabalho escolar; formativa, que é aquela que visa orientar em tempo real o processo de ensino-aprendizagem, permitindo tomadas de decisão que alterem o roteiro escolar, enquanto se desenrola o período letivo; ou somativa, que é aquela que cumpre a função de validar o alcance dos objetivos inicialmente propostos, e por isso é sempre aplicada ao fim do processo, e têm caráter classificatório.

A AVALIAÇÃO TAMBÉM PODE SER FEITA EM LARGA ESCALA OU EM CONTEXTOS MENORES.

Não cabe a realização de avaliações processuais formativas por meio de grandes testes; contudo, os exames e avaliações hoje aplicados no Brasil pelo INEP são fundamentais para o cumprimento das demandas de diagnóstico das redes de ensino (a exemplo do SAEB), bem como da verificação do alcance dos objetivos finais da educação básica para o estudante (como ocorre com o Enem).

Agora que já sintetizamos os principais conceitos e características que envolvem o assunto, é possível perceber como a prática reiterada de textos, nos mais variados formatos e gêneros, não apenas configura exercício repetitivo ao aluno, mas, sobretudo, possibilita a aplicação de uma lógica de avaliação formativa, que tem alto poder de impactar positivamente os resultados escolares. O nosso próximo artigo, então, abordará a Plataforma Redigir justamente como uma plataforma de avaliação formativa. Compreenderemos melhor as mecânicas de execução de atividades, o sistema de monitoramento do engajamento dos alunos e o sistema de feedbacks em suas duas interfaces, AVA e AVR. Até lá!

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