BLOG



O QUE É COESÃO TEXTUAL?

Coesão é a ligação harmônica entre as partes do texto, o que se dá, ainda que não isoladamente, pelo correto emprego dos conectivos (conjunções, preposições e pronomes relativos).

Muito comum o aluno, após a leitura dos textos de apoio, ter coletado inúmeras informações, as quais serão subsídios para desenvolver as argumentações. Dica importante: durante a leitura do texto, grife as informações que você considerar importantes. Depois é só “costurar” essas informações para a produção do texto.

Um exemplo prático:

  • A mulher tem hoje papel fundamental na sociedade
  • Os homens não têm o hábito de ajudar as mulheres
  • Com a Revolução Industrial, a mulher pôde ir às fábricas
  • A mulher, além de trabalhar fora, trabalha em casa
  • A mulher tem se destacado no mercado de trabalho
  • A mulher tem ocupado cargos antes ocupados apenas por homens
  • Os salários pagos às mulheres ainda são menores do que os pagos aos homens, ainda que elas ocupem os mesmos cargos

Depois de selecionadas as informações, é preciso organizá-las, agrupá-las, ordená-las – ou seja, é preciso confeccionar um textum (tecido, em latim). Os conectivos serão os responsáveis pela “costura”, promovendo a coesão, isto é, a ligação entre as palavras e as expressões. Assim:

Diferentemente do que ocorria antes da Revolução Industrial, as mulheres contemporâneas têm uma participação efetiva no mercado de trabalho, competindo de igual com os homens, além de ainda suportarem sozinhas as tarefas da casa – isso caracteriza a multifuncionalidade feminina. Todavia, os salários pagos às mulheres, ainda que ocupem os mesmos cargos que os homens, ainda são menores.

Percebamos que o correto emprego dos recursos coesivos (pronomes, conjunções, preposições) colabora para a produção de um texto coerente, claro e bem articulado.

Outros elementos também garantem a coesão textual: as referências, as reiterações e as substituições lexicais – que ocorrem quando um termo faz referência a outro dentro do texto, quando reitera algo que já foi dito ou quando uma palavra é substituída por outra que tem com ela alguma relação semântica. Alguns desses termos só podem ser compreendidos mediante relações com outros termos do texto: é o que chamamos de recursos anafórico e catafórico.

***

Fique por aqui! Consulte o próximo post sobre os recursos anafórico e catafórico.

 

O que é coesão textual?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


logo