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MÁSCARA SUPER INFALÍVEL V BEM ELABORADA! COMPLETA!

Infalível, mesmo?

Antes de apresentarmos a MÁSCARA INFALÍVEL V, é preciso considerar que é ingenuidade acreditar que o candidato, ao adotar uma máscara, tem diante de si um exercício primário de “COMPLETE A FRASE”. Isso não é verdade!

Para que a máscara seja, de fato, uma aliada ao candidato, é preciso que, antes de tudo, ele domine o assunto sobre o qual ele se propuser a dissertar, estabelecendo, inclusive, a conexão do tema com o repertório interdisciplinar, conforme exigência da Competência 2.

O candidato deve, o quanto mais rápido, testar e aprovar uma máscara, a fim de que, em pouco tempo de treino, ele tenha intimidade com ela, e, só assim, ele saberá ajustá-la, segundo os temas potenciais ao Enem – há indicações de temas em outros posts.

Ajustar a máscara?

Como assim?

O uso correto dos conectivos (conjunções e preposições) é responsável pela coesão textual, o que é avaliada na Competência 4. A máscara, como veremos adiante, sugere caminhos para a argumentação, entre os quais a possibilidade de lidar, desde o planejamento (introdução) com argumentos conflitantes entre si. Nesse caso, ou seja, quando se planeja operar com situações contraditórias, a própria máscara traz uma conjunção adversativa para estabelecer a coesão textual.

Por exemplo: “… enquanto parte da sociedade acredita que ________, outra parte, entretanto, acredita que _______ .”.

O candidato que souber manejar os mecanismos linguísticos necessários à boa argumentação, perceberá que comumente a conjunção (ou a locução conjuntiva) vai precisar ser ajustada, quando a máscara se propuser a lidar com argumentos adversos, mas o candidato, depois de analisar o tema, dispuser-se a lidar com uma soma de argumentos correlatos entre si.

Por exemplo: “… parte da sociedade não só acredita que _______, mas também que ________ .”.

***

Agora sim, depois dessas importantíssimas considerações, segue a MÁSCARA INFALÍVEL V – COMPLETÍSSIMA!

PLANEJAMENTO / INTRODUÇÃO: APRESENTAÇÃO DO TEMA com RETOMADA HISTÓRICA e PRESENTIFICAÇÃO + 2 CAUSAS + TESE

Para discorrer sobre (tema) ______________, é possível resgatar (fato histórico) _________________. Isso porque, assim como no século ___, hoje, (conexão entre fato histórico e tema) ________________. Sem dúvida, o Brasil vem enfrentado esse problema por dois motivos: (síntese do arg. 1 – explorar no D1) _____________, além do (síntese do arg. 2 – explorar no D2) ________________. Desse modo, ações governamentais e sociais devem ser empreendidas em caráter de urgência, sob pena de retrocessos socioeconômicos (ou socioculturais, se for o caso) irreparáveis. (tese)

D1 – Antes de mais nada, é preciso considerar que (paráfrase do arg.1) ___________. Isso tem ocorrido porque (expandir – justificativa, exemplificação, comentário, explicação etc.) ___________________________________.

D2 – Não fosse o bastante, (paráfrase do arg. 2) ______________. Ora, (expandir – comentário, justificativa, exemplificação, explicação etc.) _________________________.

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: Diante do exposto, antes que o problema em torno do (TEMA) _________ se agrave, é preciso intervir. Logo, cabe ao (AGENTE) _______ fazer (AÇÃO) _________. Essa medida deve ser feita por meio de (MEIO) _________, e, para tanto, é necessário que (DETALHAMENTO) ____________, cujos efeitos serão (EFEITOS) não apenas o ________, mas também a ________. Afinal, _________ (fecho de ouro / frase de impacto – opcional).

E então?

O caminho para a Redação nota 1000 ficou mais fácil, né?

A Redigir fez outras máscaras! Confira nos posts: MÁSCARA INFALÍVEL I, II, III e IV.

Conheça também as dissertações-modelo da Redigir A+!

#rumoànotamil!

MÁSCARA INFALÍVEL V BEM ELABORADA!

2 opiniões sobre “MÁSCARA INFALÍVEL V BEM ELABORADA!

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