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MÁSCARA INFALÍVEL IV COMPLETÍSSIMA!

Infalível, mesmo?

Antes de apresentarmos a MÁSCARA INFALÍVEL IV, é importante considerarmos que é ingenuidade o candidato acreditar que, ao adotar uma máscara, ele tenha diante de si um exercício primário de “COMPLETE A FRASE”.

ISSO NÃO É VERDADE!

Para que a máscara seja, de fato, uma aliada ao candidato, é preciso que, antes de tudo, ele domine o assunto sobre o qual ele se propuser a dissertar, estabelecendo, inclusive, a conexão do tema com o repertório interdisciplinar, conforme exigência da Competência 2.

O candidato deve, o quanto mais rápido, testar e aprovar uma máscara, a fim de que, em pouco tempo de treino, ele tenha intimidade com ela, e, só assim, ele saberá ajustá-la, segundo os temas potenciais ao Enem – há indicações de temas em outros posts.

Ajustar a máscara? Como assim?

O uso correto dos conectivos (conjunções e preposições) é responsável pela coesão textual, o que é avaliada na Competência 4. A máscara, como veremos adiante, sugere caminhos para a argumentação, entre os quais a possibilidade de lidar, desde o planejamento (introdução) com argumentos conflitantes entre si. Nesse caso, ou seja, quando se planeja operar com situações contraditórias, a própria máscara traz uma conjunção adversativa para estabelecer a coesão textual.

Assim: “… enquanto parte da sociedade acredita que ________, outra parte, entretanto, acredita que _______ .”.

O candidato que souber manejar os mecanismos linguísticos necessários à boa argumentação, perceberá que comumente a conjunção (ou a locução conjuntiva) vai precisar ser ajustada, quando a máscara se propuser a lidar com argumentos adversos, mas o candidato, depois de analisar o tema, dispuser-se a lidar com uma soma de argumentos correlatos entre si.

Assim: “… parte da sociedade não só acredita que _______, mas também que ________ .”.

***

Agora sim, depois dessas importantíssimas considerações, segue a MÁSCARA INFALÍVEL IV – COMPLETÍSSIMA!

PLANEJAMENTO / INTRODUÇÃO: TEMA + ARGUMENTOS CONTRAPOSTOS + TESE

Não é de hoje que a discussão a respeito do (tema) _________________________ vem despertando a atenção do Poder Público e da comunidade. Isso se dá porque, enquanto parte da sociedade acredita que (síntese do arg. 1 – explorar no D1) _____________________________, outra parte, entretanto, acredita que (síntese do arg. 2 – explorar no D2) ____________________________. Desse modo, ações governamentais e sociais devem ser empreendidas em caráter de urgência, sob pena de retrocessos socioeconômicos (ou socioculturais, se for o caso) irreparáveis. (tese)

D1 – Antes de mais nada, é preciso considerar que (paráfrase do arg.1) _________________________. Isso tem ocorrido porque (expandir – justificativa) ____________.

D2 – Entretanto, há quem (paráfrase do arg. 2) _______. Ora, (expandir – comentário crítico, exemplificação, explicação, consequência etc.) ________________________.

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: Diante do exposto, antes que o problema em torno do (TEMA) ____________ se agrave, é preciso intervir. Logo, cabe ao (AGENTE) ___________ fazer (AÇÃO) ___________. Essa medida deve ser feita por meio de (MEIO) _________, e, para tanto, é necessário que (DETALHAMENTO) ___________________, cujos efeitos serão (EFEITOS) não apenas o ___________, mas também a _______________. Afinal, _________________ (fecho de ouro / frase de impacto – opcional).

E então?

O caminho para a Redação nota 1000 ficou mais fácil, né?

A Redigir A+ fez outras máscaras!

Confira nos posts: MÁSCARA INFALÍVEL I, II, III e V.

#rumoànotamil!

MÁSCARA INFALÍVEL IV COMPLETÍSSIMA!

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