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MÁSCARA INFALÍVEL III

COMPLETÍSSIMA!

Infalível, mesmo?

Antes de apresentarmos a MÁSCARA INFALÍVEL III, é importante considerarmos que é ingenuidade acreditar que, ao adotar uma máscara, o candidato tenha, diante de si, um exercício primário de ‘”COMPLETE A FRASE”.

Isso não é verdade!

Para que a máscara seja, de fato, uma aliada ao candidato, é preciso que, antes de tudo, ele domine o assunto sobre o qual ele se propuser a dissertar, estabelecendo, inclusive, a conexão do tema com o repertório interdisciplinar, conforme exigência da Competência 2.

O candidato deve, o quanto mais rápido, testar e aprovar uma máscara, a fim de que, em pouco tempo de treino, ele tenha intimidade com ela, e, só assim, ele saberá ajustá-la, segundo os temas potenciais ao Enem – há indicações de temas em outros posts.

Ajustar a máscara? Como assim?

O uso correto dos conectivos (conjunções e preposições) é responsável pela coesão textual, o que é avaliada na Competência 4. A máscara, como veremos adiante, sugere caminhos para a argumentação, entre os quais a possibilidade de lidar, desde o planejamento (introdução) com argumentos conflitantes entre si. Nesse caso, ou seja, quando se planeja operar com situações contraditórias, a própria máscara traz uma conjunção adversativa para estabelecer a coesão textual.

Assim: “… enquanto parte da sociedade acredita que ________, outra parte, entretanto, acredita que _______ .”.

O candidato que souber manejar os mecanismos linguísticos necessários à boa argumentação, perceberá que comumente a conjunção (ou a locução conjuntiva) vai precisar ser ajustada, quando a máscara se propuser a lidar com argumentos adversos, mas o candidato, depois de analisar o tema, dispuser-se a lidar com uma soma de argumentos correlatos entre si.

Assim: “… parte da sociedade não só acredita que _______, mas também que ________ .”.

***

Agora sim, depois dessas importantíssimas considerações, segue a MÁSCARA INFALÍVEL III – COMPLETÍSSIMA!

PLANEJAMENTO / INTRODUÇÃO: TEMA + 2 CAUSAS + TESE

Não é de hoje que a discussão referente à/ao (tema)_______________________________ vem despertando a atenção do Poder Público e da sociedade civil. Isso se deve não só ao fato de (síntese do arg. 1 – explorar no D1) ____________________________, mas também ao fato de (síntese do arg. 2 – explorar no D2) ________________. Com isso, é urgente que o Poder Público tome as devidas providências para (finalidade – tese adianta a proposta de intervenção) _____________, sob pena de o Brasil mergulhar no retrocesso. (TESE)

D1 – Com efeito, (paráfrase do arg. 1) _________________. Ora, é inegável que (expandir – comentário, consequência, exemplificação, explicação etc.) _______.

D2 – Não fosse o suficiente, (paráfrase do arg. 2) ____________________. Prova disso é que (expandir – justificativa) ______________________________________.

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: Diante do exposto, para resolver a questão do (TEMA) _________________________ é preciso intervir urgentemente. Logo, cabe ao (AGENTE) ____________ fazer (AÇÃO) _____________. Essa medida deve ser feita por meio de (MEIO) ____________, e, para tanto, é necessário que (DETALHAMENTO) ________________, cujos EFEITOS serão não apenas o ___________, mas também a __________________. Afinal, (fecho de ouro/frase de impacto – opcional) _______________.

E então?

O caminho para a Redação nota 1000 ficou mais fácil, né?

A Redigir fez outras máscaras!

Confira os posts: MÁSCARA INFALÍVEL I, II, IV e V.

#rumoànotamil!

MÁSCARA INFALÍVEL III COMPLETÍSSIMA!

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